ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > NA BA, ESTRADAS FECHADAS E JÚRI POPULAR EM SALVADOR

Na BA, estradas fechadas e júri popular em Salvador

23/01/2018

Atos, vigílias, marchas e júri popular integram agenda em defesa de Lula e da democracia

Escrito por: CUT Nacional

Mais de 13 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam rodovias federais e estaduais e ocuparam os principais fóruns na manhã desta terça-feira (23) no estado da Bahia. As mobilizações integram o calendário de lutas que ocorrem em todo o país em defesa da democracia e pelo direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser candidato na eleição deste ano. A apelação à condenação de Lula, sem provas, será julgada nesta quarta-feira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

“As ações somam aos atos políticos da classe trabalhadora em todo o país que, mais uma vez, vêm denunciar o golpe. Não aceitaremos e não permitiremos que assassinem a jovem democracia brasileira”, afirmou odiretor nacional do MST Evanildo Costa.

Além dos trancamentos de rodovias, diversos atos, vigílias e marchas estão na agenda dos movimentos e organizações populares no estado.

Em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, foi realizado um júri popular no final da tarde desta quarta, organizado pela Frente Brasil Popular Bahia, que reúne centenas de movimentos sociais e centrais sindicais, entre elas a CUT-BA, a Frente Brasil de Juristas pela Democracia Bahia.

O objetivo do Tribunal Popular do Sistema de Justiça Criminal – Júri popular em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato – foi o de alertar a população sobre a injustiça de uma condenação sem provas e sem crime.

Com informações da RBA