ESCOLA CANTO DA ILHA > METODOLOGIA E OBJETIVOS

Metodologia e Objetivos

 

 

METODOLOGIA

 

A metodologia proposta compreende o conhecimento como fruto de um processo dinâmico e permanente de criação e recriação dos saberes acumulados historicamente pela humanidade. 

A categoria Trabalho baliza a construção curricular e tem como horizonte possibilitar aos trabalhadores o seu reconhecimento como Sujeito Histórico. A centralidade do Trabalho é compreendida como práxis fundante na formação e na reprodução do ser social. As vivências e os conhecimentos acumulados pelos educandos trabalhadores são pontos de partida para a construção de novos conhecimentos. Ou seja, é a partir práxis dos sujeitos que o percurso formativo visa desencadear um processo de investigação, interpretação crítica da realidade articulando as dimensões sociais, econômicas, políticas e culturais. 
Pretendemos que o processo de ensino-aprendizagem possibilite aos trabalhadores desenvolver a capacidade de análise crítica, do ponto de vista dialético, por meio de uma abordagem integrada de temas e conteúdos gerais e específicos, de forma contextualizada, pois "apreender o sentido dos conteúdos de ensino implica reconhecê-los como conhecimentos construídos historicamente e que constituem, para o trabalhador, em pressupostos a partir dos quais se podem construir novos conhecimentos no processo de investigação e compreensão do real". (Ramos, 2005). 
Assim, o processo de ensino-aprendizagem não é organizado a partir de/ou em função das disciplinas, mas é desencadeado por áreas, temas e conteúdos que comportam os aspectos sociais e culturais que são produzidos historicamente, interagindo com a vida concreta dos educandos.
Nesse sentido, a educação integral dos trabalhadores e trabalhadoras pressupõe a Educação Profissional não como o domínio de uma ou mais técnicas, que tem como objetivo apenas satisfazer interesses práticos imediatos. 
Tem-se como perspectiva a formação humana em contraposição à formação pautada na lógica do mercado. Ou seja, a investigação da realidade, a sistematização e a socialização de conhecimentos, cuja apropriação e problematização de seus aspectos contraditórios, devem contribuir para que os trabalhadores reflitam sobre a possibilidade humana (liberdade) de transformação do real refutando à idéia fatalista e naturalizadora das relações sociais vigentes. 
Em todos os Percursos Formativos, nas várias modalidades de ensino desenvolvidas pela ETHCI, tem-se como temas permanentes: As transformações no mundo do trabalho no Turismo & Hospitalidade; Saúde do Trabalhador e Condições de Trabalho; Meio Ambiente e relações sociais; Cultura e Trabalho, Relações sociais de gênero e etnia, que são articulados aos conteúdos específicos de cada curso.
Neste processo de construção de novos conhecimentos é necessário considerar as inúmeras dimensões do letramento dos educandos trabalhadores. Significa recolocar a Educação Profissional dentro de uma perspectiva de educação continuada, reafirmando-a como direito dos trabalhadores.

 

OBJETIVOS GERAIS

 

Consolidar um projeto político pedagógico para a Educação Profissional na área de Turismo e Hospitalidade, na perspectiva da educação integral dos trabalhadores. Contribuir com novas metodologias vinculadas ao debate sobre as políticas de emprego, trabalho, renda, desenvolvimento local/ regional, sustentável e solidário, contemplando os aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, assim como as diversas dimensões presentes no exercício das profissões nos setores do Turismo e Hospitalidade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

• Desenvolver ações de Educação Profissional tomando como base o processo de ensino-aprendizagem.


• Desenvolver a construção coletiva do conhecimento pautado em valores de solidariedade, autonomia, ética e compromisso social, a partir dos conhecimentos trazidos pelos educandos/trabalhadores, contemplando as várias dimensões dos sujeitos por meio do respeito às diferenças culturais, étnicas e de gênero. 


• Possibilitar que, a partir dos percursos formativos, os educandos acumulem novos elementos para as reflexões e intervenções na cadeia produtiva do Turismo e Hospitalidade, considerando os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais, tendo em vista a organização dos trabalhadores. 


• Promover intercâmbios, cooperação e troca de experiências no campo do Trabalho e Educação com outras entidades, em âmbito nacional e internacional. 


• Realizar atividades sociais e comunitárias, pleiteadas pela comunidade, para potencializar os debates sobre as políticas públicas e inclusão social. 


• Promover a certificação numa perspectiva da Educação Sócio-Profissional incorporando o reconhecimento dos saberes tácitos dos trabalhadores, adquiridos e construídos ao longo de sua trajetória de vida e profissional.

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