ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > REPRESENTANTES DO QUILOMBO VIDAL MARTINS REALIZAM CONVERSA COM EDUCANDOS DO CURSO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM

07/10/2015

A atividade realizada em 03/09/2015 gerou um convite para apresentação cultural do Grupo ESCUT o Boi, composto por educadores e educandos da ETHCI - CUT na II Festa do Quilombo Vidal Martins

Escrito por: ETHCI/CUT

Como parte do Percurso Formativo do curso técnico em hospedagem na abordagem pedagógica sobre a temática comunicação e cultura, os educandos tiveram a oportunidade de conversar com representantes do único quilombo oficialmente reconhecido de Florianópolis, localizado no bairro Rio Vermelho. Na ocasião as representantes expuseram um pouco da história da comunidade e da luta quilombola. A fala das integrantes do Quilombo Vidal Martins, Shirlen e Helena, envolveram os educandos no debate, que se manifestaram surpresos com a existência de um quilombo na cidade.

A invisibilidade da população negra e a busca pelo reconhecimento das comunidades quilombolas motivaram as representantes da família Vidal Martins a resgatarem a história familiar em 2012. Em outubro de 2013 o quilombo foi oficialmente reconhecido pela Fundação Cultural Palmares. A certificação é considerada um marco para a comunidade que pretende, anualmente, nos meses de outubro, realizar uma festa para comemorar e dar visibilidade ao quilombo.

Dentro desse contexto, o coletivo cultural EsCUT o boi, representado por educandos e educadores da ETHCI – CUT, foi convidado a apresentar seu boi de mamão na II Festa Cultural Negra e Feijoada, realizada no dia 03 de outubro, no parque estadual do Rio Vermelho.

O contato com membros dessa comunidade, que busca através de política pública a regularização de suas terras tradicionais, teve um impacto positivo nos debates realizados posteriormente em sala de aula, conforme nos informa uma das educadoras do curso técnico, Jaqueline Henrique Cardoso.

Esperamos que espaços como este contribuam para a formação pessoal e profissional dos educandos.