ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SAÍDA DE ESTUDOS NA ACOLHIDA NA COLÔNIA- URUBICI/SC:

Saída de Estudos na ACOLHIDA NA COLÔNIA- Urubici/SC:

26/05/2014

Uma experiência marcante de aprendizado com os agricultores familiares

Escrito por: ETHCI

Nos dias 17 e 18 de maio de 2014, a ETHCI proporciou aos/as educandos/as da turma do Curso Técnico em Hospedagem a saída de estudos para conhecer o projeto da ACOLHIDA NA COLÔNIA, no município de Urubici - SC.

O objetivo da atividade foi vivenciar uma proposta diferenciada de meio de hospedagem a partir da experiência da organização das famílias de pequenos agricultores da associação Acolhida na Colônia para a ampliação de conhecimentos sobre o agroturismo ecológico, a hospitalidade, a produção orgânica de alimentos, os pontos turísticos da região e a gastronomia local.

Constatou-se que os princípios do projeto Acolhida na Colônia estão presentes no cotidiano, na hospitalidade e na valorização do modo de vida no campo, potencializando a produção orgânica dos pequenos agricultores familiares como forma de ampliação da renda através do turismo agro-ecológico.

Foi um momento pedagógico muito rico para todos (educandos/educadores), como revelam alguns depoimentos dos/as educandos/as do curso técnico em hospedagem:

“A saída de estudos foi cheia de experiências. Uma delas que me chamou atenção foi a maneira como fomos recebidos, com muito carinho e muita informação. Isso é a hospitalidade pura. Me senti como se aquelas pessoas fossem da minha família.

Um ponto importante que percebi foi que os donos da propriedade tinham muita informação para nos passar(...). Aquelas pessoas em lugar simples, buscando o conhecimento apesar das dificuldades. Eu achei isso interessante: o amor pela terra e a vida no campo me surpreendeu.” - Cristiane Guimarães Rigotti

“Desde a forma como foi estudado o tema, a idéia e a participação no brechó, até a ida a Urubici foi tudo muito dinâmico. Houve um envolvimento não só da turma, mas também das outras turmas da escola, proporcionando uma “acolhida” prévia. Eu não conhecia a região, nem o projeto. Então, no âmbito pessoal e como aprendiz, a experiência foi muito significativa. Me senti realmente acolhida, e pude perceber a parceria entre os pequenos agricultores que visitamos. A paisagem é de imensa beleza, a produção orgânica e a gastronomia são excelentes. A simplicidade e elegância das pousadas e suas famílias cativam e emocionam.” Angela Lopes Derivi

“Vivenciar na pele o que o turismo é, se pondo no papel oposto [como turista], conhecendo meios de hospedagens, sabendo as dificuldades de se responsabilizar para recebimento de um grupo. A saída foi necessária para nós discentes, nos conhecermos mais. A união com os outros hóspedes no nosso meio, foi espetacular.

Essa viagem foi substancial. Pontos fortes: fomos num objetivo de nos divertir e ao mesmo tempo conhecer a história do novo conceito turismo rural e os apoios que esse novo entretenimento estão vinculados. Emocionante a simplicidade de como fomos acolhidos.” Jonatas Gomes

“A experiência que a gente teve na saída, achei que foi muito legal e produtivo desde o começo até o último momento. Os colegas e os educadores foram também muito legais. A gente abriu a mente e o tempo todo absorveu as informações que recebemos da Colônia.

Hospedagem, hospitalidade, acolhida, humildade, companheirismo, são palavras que acho ficaram muito claras para nós. Além da paisagem, o contato com a natureza, o estabelecimento, a gente que ali mora logra seu objetivo de acolher e de fazer o turista viver uma experiência muito boa, muito familiar.” - Natalia Nazario

A parceria entre a ETHCI com o projeto Acolhida na Colônia insere-se na proposta curricular do curso técnico em hospedagem em abordar experiências alternativas de hospitalidade organizada pelos trabalhadores como componente importante na formação profissional dos trabalhadores do setor.

Agradecemos a hospitalidade das famílias de pequenos agricultores e continuaremos divulgando e apoiando a proposta da Acolhida na Colônia!