ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ATIVIDADE INTEGRADA DAS TURMAS DE INFORMÁTICA E GASTRONOMIA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

21/10/2024

Aconteceu na ETHCI/CUT, no dia 15 de outubro de 2024.

Escrito por: Turma de Informática Básica e Comunicação 2024

Foi realizada na Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (CUT), no dia 15 de outubro de 2024, a Atividade de Integrada entre as turmas de Informática Básica e Comunicação e Gastronomia e Identidade Cultural em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação,

Na atividade houve a exposição de cartazes produzidos no aplicativo Canva pela turma de Informática contendo informações relevantes sobre o Dia Mundial da Alimentação, que é celebrado em 16 de outubro.

Criado em 1981 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Alimentação tem como principal objetivo conscientizar a população a respeito da importância da segurança alimentar e nutricional. É uma ocasião para reafirmar o compromisso com a promoção de uma alimentação saudável e com o combate à fome. Este evento também serve para informar sobre o cenário da alimentação mundial e para realizar campanhas de conscientização nos países.

Uma alimentação saudável é fundamental para a saúde e o bem-estar, pois ajuda a prevenir doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. Alguns dos benefícios de uma alimentação saudável incluem: Fortalecer o sistema imunológico, Manter o peso ideal, Prevenir a má nutrição. Além disso, uma alimentação saudável pode ajudar a aumentar a longevidade.

A turma de Gastronomia selecionou e elaborou algumas receitas com ingredientes como as PANC´s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e fizeram uma excelente apresentação. Falaram sobre a conscientização e a necessidade de uma alimentação segura e sustentável, reforçando o impacto positivo na saúde pública e na preservação do meio ambiente.

Já a turma de Informática fez uma pesquisa sobre o Dia Mundial da Alimentação que resultou nos cartazes e também elaboraram as receitas selecionadas pela turma de gastronomia no Aplicativo Canva. Além disso, fizeram a cobertura do evento registrando vídeos e fotos para esta matéria no site da Escola.

Como pontos positivos foram destacados: o trabalho coletivo, o esforço para a entrega dos materiais produzidos, colocar em prática os conteúdos vistos nas aulas e a socialização com a turma de Gastronomia. Foi um grande aprendizado o consumo de alimentos não convencionais, tendo em vista que ninguém sobrevive sem alimentos.

Enfim, foi um evento com um tema muito importante que é Alimentação, onde todos se envolveram. Nossos agradecimentos a todos os participantes e esperamos que tenham novos eventos maravilhosos como esse!

Autores: Alanna Pantoja de Souza, Alessandra Caroline Lessa Turibi, Eleneci Souza da Silva, Fabiana Elisabete da Silva Baggio, Gabriela Vieira Andrade, Igor de Oliveira Pimentel, Juliete Maria Klassmann, Sabrina Cristiane de Deus, Sebastião da Silva Caboculino e Vitor da Cruz Fuentes

Edição final: Rosana Miyashiro e Willy Bangakosa Biti