ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ATIVIDADE COLETIVA DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: GENTE É PARA BRILHAR E NÃO PARA MORRER DE FOME!
21/10/2022
Aconteceu no dia 17 de outubro de 2022, o evento do Dia Mundial da Alimentação no auditório da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha CUT, localizada no bairro da Ponta das Canas - Florianópolis - SC. A atividade coletiva foi organizada pela equipe da Escola juntamente com as turmas de Gestão de Empreendimentos e Gastronomia e Identidade Cultural.
O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas (familiares e amigos dos cursistas e ex-educandos da Escola) e foi muito importante para essa comemoração em se tratar de um assunto de extrema necessidade para sociedade.
A abertura do evento com a apresentação emocionante da mística pela turma de Gestão de Empreendimentos possibilitou trazer elementos relevantes para a Roda de Conversa e na sequência da mística, Antônio e Luiza, da turma de Gastronomia e Identidade Cultural, declamaram o poema “A origem da fome”, de Bráulio Bessa. A abertura cultural possibilitou a inserção da temática da Fome e Desigualdade Social com sabedoria e arte.
A Roda de Conversa sob o tema: “De um lado esse carnaval, de outro a fome total - desafios para a segurança alimentar e nutricional”, conduzido por Aline Maria Salami, coordenadora pedagógica da Escola e presidenta do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável/Comseas Fpolis possibilitou um diálogo sensacional com informações impactantes sobre a fome e a alimentação no Brasil, seguidos de debates sobre a Insegurança Alimentar e Nutricional no país, onde 33 milhões de pessoas passam fome. (Clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação).
Conforme apontou Aline Maria Salami, “a alimentação saudável não está restrita apenas aos aspectos nutricionais, mas também na forma como os alimentos são produzidos, sem uso de agrotóxicos e sementes transgênicas, que valorizem a cultura alimentar e que promovam a saúde humana, ambiental e a justiça social”. Destaca ainda, que foi somente a partir de 2003, no governo Lula, que foram criadas as políticas públicas estruturantes no país que possibilitaram a redução drástica da fome e o combate à pobreza e às desigualdades sociais. Informa que em 2006 foi criado o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e em 2010 a alimentação foi incorporada à Constituição Federal como direito social. Pondera que, infelizmente, a partir de 2016 essas políticas e programas foram desestruturados e a fome assola novamente o país. Enfatizou três aspectos importantes para uma rotina de alimentação saudável: 1. autonomia para as escolhas alimentares e para isso é necessário ações de educação alimentar e nutricional; 2. buscar comprar alimentos em locais com venda direta, por exemplo, em feiras de produtores e; 3. consumir em maior quantidade alimentos in natura e/ou minimamente processados e evitar o consumo de ultraprocessados, ou seja devemos “descascar mais e desembalar menos”.
Para concluir, Aline afirmou que “o evento foi uma oportunidade de debatermos o tema da fome e da insegurança alimentar e nutricional refletindo sobre o direito humano à alimentação adequada e o papel do Estado na garantia deste direito sem esquecermos que a fome fere a dignidade humana, tira o direito das pessoas de ser “ser humano”. Citou Josué de Castro ao falar que não podemos naturalizar a fome e que ela é resultado de um sistema econômico desigual.Além disso, destacou a importância de exercermos a cidadania para além do momento da eleição, de acompanharmos quais projetos os vereadores, deputados estaduais e federais, senadores estão votando, se estão a favor ou contra os interesses e direitos dos trabalhadores”.
Na oportunidade, convidou os participantes a conhecer a exposição na ETHCI/CUT da Linha do Tempo da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, que ficará disponível até o final do mês de outubro. Clique aqui para acessar os comentários dos estudantes de Gestão de Empreendimentos sobre a exposição.
Na opinião dos estudantes do curso de Gestão de Empreendimentos e Gastronomia, o evento foi muito importante para a comunidade, pois a situação da fome não pode ficar em segundo plano. Ressaltou-se ainda a importância do Estado para combater a fome e que para termos uma vida saudável devemos consumir alimentos orgânicos. Foi importante também conhecer as políticas públicas que foram extintas. Se cada um fizer a sua parte, teremos como cobrar dos gestores para podermos avançar.
Um ponto alto foi a presença dos familiares e amigos dos estudantes e a boa interação no debate que, de alguma forma, contribuiu para a conscientização em relação aos problemas do dia-a-dia e trouxe informações importantes como, por exemplo, o desabastecimento do nosso estoque de arroz e feijão, o problema dos agrotóxicos, o alto índice de insegurança alimentar no nosso país e sobre as reservas de alimentos que foram se acabando com o passar dos anos com a má gestão do governo.
A importância do Restaurante Popular e o conhecimento sobre a produção na aldeia Tekoa Porã, em Biguaçu, que faz doação de verduras e frutas orgânicas para as cozinhas comunitárias em Florianópolis também foi destacado.
No encerramento da Roda de Conversa a turma de Gastronomia brindou os participantes com o sal de ervas com o objetivo de contribuir com a diminuição do consumo de sal para uma alimentação saudável e a turma de Gestão de Empreendimentos fez uma apresentação com música “a Novidade”, de autoria de Gilberto Gil e convidou a todos para a partilhar esse momento. O empenho das turmas de Gestão de Empreendimentos e Gastronomia na organização da parte cultural, com a mística, o poema e a música para expressar um problema no nosso país com a voz do povo através da arte foi muito importante para a integração da diversidade cultural.
Na finalização do evento houve uma confraternização com quitutes saudáveis produzidos pela turma de gastronomia e equipe da Escola regada com muita música e descontração.
Foi gratificante e muito produtivo e um momento de muita reflexão em relação ao tema. Tudo e todos estão de parabéns…Educação e alimentação para todos!
Participaram da elaboração dessa matéria: Alessandra de Jesus Cardoso Martins, Amanda de Almeida Pereira, Arthur Santiago Dias Luiz, Domingos José D’Amico, Evelyn Medeiros Amaral, Felipe Fernando Lemos, Gabriel Leandro Martins, Jane Simara de Castro Dutra, Matheus Ferreira Suhre, Miriam Lopes Dias, Simone de Medeiros Vieira Lourenço, Thais Lemos Damasio, Wanda Nicole Ortolani. Coordenação e edição final: Rosana Miyashiro.
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)