ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > CONGRESSO ESTADUAL DA CUT PERNAMBUCO COMEÇA HOJE (20)

Congresso Estadual da CUT Pernambuco começa hoje (20)

20/07/2017

A mesa de abertura do evento acontece às 19h30, seguida por uma noite cultural.

Escrito por: SEEC-PE

Em virtude da adversa conjuntura política, o que seria mais uma Plenária Estatutária da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) transformou-se num Congresso Estadual Extraordinário aberto à participação de movimentos sociais. O evento será realizado entre os dias 20 e 22 de julho, no Assentamento Normandia, em Caruaru (PE).
Na ocasião do Congresso, será comemorado os 34 anos da central. A expectativa é que 250 militantes participem da atividade, entre representantes dos movimentos sindicais, de mulheres, de negros,  frentes populares, entre outros.

"O Brasil vive um momento de fragilidade democrática pois atravessa um Estado de exceção. Então o Congresso terá um caráter particular neste ano. Vamos dialogar com o movimento social sobre a retirada de direitos dos trabalhadores para buscar saídas para essa conjuntura difícil", afirma o secretário de Comunicação da CUT-PE e diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.

A mesa de abertura do evento acontece na quinta-feira (20), às 19h30, seguida por uma noite cultural. A programação nos dias seguintes conta com debates sobre a conjuntura e as reformas trabalhista e da Previdência, e a eleição de delegados para o Congresso Nacional da CUT.

Entre as lideranças convidadas para o Congresso estão: o coordenador nacional da Frente Brasil Popular, João Paulo Rodrigues; a deputada estadual do PT-PE, Teresa Leitão; a presidenta CUT-MG,  Beatriz Cerqueira; e o coordenador do MTST, Guilherme Boulos.