ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > RJ: ASSEMBLEIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA APROVA ACORDO DA CAMPANHA SALARIAL 2017

RJ: Assembleia da Educação Básica aprova acordo da Campanha Salarial 2017

26/06/2017

Professoras e professores da Educação Básica aprovaram convenção

Escrito por: CUT-RJ

Em assembleia, professoras e professores da Educação Básica aprovaram, por ampla maioria, a Convenção Coletiva da Educação Básica de 2017.

Foi aprovado: reajuste de 4,69% nos salários de abril, maio e junho, e mais 0,31% em julho, totalizando 5%.

Houve ainda a ampliação da idade dos filhos, para serem acompanhados em exames médicos, de 06 para 12 anos. As demais cláusulas sociais foram mantidas.

No início da Assembleia, o presidente do Sinpro-Rio, Oswaldo Teles, ressaltou que houve uma extensa consulta à base, em função das visitas a mais de 200 escolas, para conversar com professoras e professores, feitas pela Diretoria. Depois da paritária da última quinta-feira, que reuniu representantes do Sindicato e dos patrões, foram feitos vários contatos com a base, sendo que a grande maioria já defendia a aprovação do acordo, tendo em vista um reajuste acima da inflação acumulada, no período, e a manutenção das cláusulas sociais, em um contexto de violento ataque aos direitos trabalhistas.

A aprovação do Estado de Greve, na assembleia anterior, e a mobilização da Categoria possibilitaram a reabertura das negociações com o patronato, que estavam fechadas pelos patrões, e a celebração da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para o ano de 2017.

No final, antes da votação, Oswaldo afirmou que o sindicato tem uma tradição de unidade e luta e que disputas devem ficar restritas às campanhas eleitorais.