ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > SP: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEBATE AGROTÓXICOS NESTA 3ª (27)

SP: Assembleia Legislativa debate agrotóxicos nesta 3ª (27)

26/06/2017

Comissão de Saúde da Assembleia debate efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente

Escrito por: Luciene Leszczynski, mandato Carlos Neder

O uso de agrotóxicos, seus efeitos na saúde e no meio ambiente será debatido pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp). A audiência pública, que ocorre nesta terça-feira (27 de junho), às 10h, no auditório Franco Montoro, foi solicitada pelos deputados estaduais Carlos Neder (PT) e Marcos Martins (PT), a pedido da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Participam da mesa de debate Ana Marina Martins de Lima, bióloga, jornalista e secretaria-executiva da Comissão Temática de Meio Ambiente e Agroecologia do Fórum Paulista de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos; Carla Bueno, da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida; Daniel Gaio, secretário de Meio Ambiente da Central Única de Trabalhadores (CUT);  Kelli Mafort, da direção do MST; Luis Claudio Meireles, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Márcia Sarpa, do Instituto Nacional do Câncer (INCA); Marina Lacorte, coordenadora da Campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace; entre outros especialistas.

Desde 2008, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Mais da metade das substâncias presentes nestes produtos químicos utilizados nas lavouras brasileiras são proibidas em países da Europa e nos Estados Unidos. De acordo com o Dossiê Abrasco, cerca de 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por algum tipo de agrotóxico, sendo que desses, segundo dados da Anvisa, 28% contém substâncias não autorizadas para uso no Brasil. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, os agrotóxicos causam, anualmente, 70 mil intoxicações agudas e crônicas.

Esses são apenas alguns dos dados sobre o universo do uso de agrotóxicos, cujos malefícios para a saúde da população, para o meio ambiente e para o próprio desenvolvimento sustentável da agricultura devem cada vez mais ganhar visibilidade. A ideia de trazer esse debate para o parlamento é envolver outros entes da sociedade a fim de buscar alternativas para o uso de agrotóxicos.

Serviço: "Audiência Pública Uso de agrotóxicos: seus efeitos na saúde e meio ambiente"
Data: 27 de junho de 2017 (terça-feira)
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório Franco Montoro – Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp (Av. Pedro Álvares Cabras, 201)

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
logo 18 anos ETHCI

Escola de Turismo e Hotelaria - Canto da ilha
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, fundos | Ponta das Canas | CEP 88056-000 | Florianópolis | SC
Fone: (55 48) 3284.8820 | www.escoladostrabalhadores.org.br