ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PARTICIPAÇÃO DA REDE DE FORMAÇÃO DA CUT NO IV COLÓQUIO PAULO FREIRE ORGANIZADO PELA UDESC

PARTICIPAÇÃO DA REDE DE FORMAÇÃO DA CUT NO IV COLÓQUIO PAULO FREIRE ORGANIZADO PELA UDESC

30/08/2016

ETHCI/CUT socializa experiência de educação integral dos trabalhadores

Escrito por: ETHCI/CUT

 
foto ETHCI/CUT
 
Aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto de 2016, o IV Colóquio Paulo Freire sob o tema Conscientização em tempos de (des) esperança, promovido pela UDESC.

A convite dos professores Vitor Malaggi e Adilson De Angelo - UDESC, organizadores do IV Colóquio Paulo Freire, a Rede de Formaçã

o da CUT participou no dia 23/08 do círculo gnosiológico sob o Tema “Movimentos Sociais e Educação Popular”, que contou com as presenças da Secretária Nacional de Formação da CUT e Diretora da 

Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, Rosane Bertotti, de Sandra Dalmagro – MST/UFSC, de Fernanda dos Santos Paulo - Instituto Brava Gente/RS, sob coordenação da Profa. Rita Gonçalves – FAED/UDESC que trouxeram reflexões em torno das realidades e desafios da formação dos trabalhadores e lideranças e o legado da educação popular.

Neste mesmo dia, no período da noite, a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha  recebeu em sua sede os dirigentes sindicais cutistas e educadores do curso Negociação e Contratação Coletiva da Escola Sindical Sul, educandos/as da ETHCI/CUT e participantes do IV Colóquio Paulo Freire na Roda de Prosa: “Saberes de experiência feitos: vivências na Escola da CUT/Florianópolis”, sob coordenação de Rosana Miyashiro – ETHCI/CUT.

Foi um momento especial de socialização da experiência educativa da escola e de reencontro com vários educandos e educandas que participaram dos percursos formativos em diferentes momentos.

O convite inicial aos participantes para integrarem-se na roda de conversa se deu através da mística trazendo os símbolos da classe trabalhadora

Por meio da apresentação de um vídeo (clique aqui para acessar o vídeo), a equipe da escola socializou o projeto político pedagógico de Educação Integral dos Trabalhadores e as práticas educativas vivenciadas, com destaque para a concepção curricular que tem o trabalho como princípio educativo e o processo de ensino-aprendizagem a partir das trajetórias de vida dos sujeitos. Como parte da estratégia pedagógica da escola da CUT, o acolhimento/integração dos participantes para a construção coletiva de novos conhecimentos e vivências de práticas de solidariedade foram destacadas, oportunizando a ampliação dos graus de letramento e leituras de mundos dos educandos/as e educadores/as mediados pelos estudos e reflexões em torno dos temas/conteúdos e das realidades da classe trabalhadora.

As educandas Heide Frerichs Armonas, Mara Rosane Dias Goulart, Francisca Maximina da Silva Pereira e Adriana Morais trouxeram um rico relato de suas trajetórias de vida (das condições adversas da classe trabalhadora) e de sua participação na escola compartilhando os seus processos de conscientização, que nos levam a reafirmar a importância de uma proposta de educação popular, solidária e integral nos processos de formação profissional. Além disso, a estudante de História/UFSC Gilmara de Oliveira Vieira também socializou a experiência de estágio curricular na Escola trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional.

Na roda de conversa, os participantes enfatizaram o legado de Paulo Freire na construção de propostas educativas com os trabalhadores e a materialização de seus princípios na experiência da Escola da CUT.

Como parte da concepção de educação integral da CUT, as criações e recriações dos educandos/as e da equipe da ETHCI foram compartilhados no momento cultural, demonstrando a indissociabilidade entre a vida, o trabalho, a arte e a educação.

Como frutos dos percursos formativos, as apresentações culturais contaram com a mística produzida pela turma do curso técnico de hospedagem (Daniela Lima Schaumile, Celso Stumpf, Edna Bernardes Fernandes, Gilmar Soares Rodrigues, Josias Pereira do Amarante da Rosa, Maria da Conceição Gomes da Rocha, Vinícius Neves Zimmermann e Alexandro Ferreira de Jesus) com a música Canto das Três Raças, o Rap de autoria do educando Antonio Carlos da Silva Ribeiro (curso auxiliar de pessoal), os poemas de autoria de Paulo César Souza Gandra (curso informática e comunicação) e Antonio Eldo Alencar Pereira (curso técnico em hospedagem e Espanhol), as apresentações musicais de Vinícius Neves Zimmermann (curso técnico em Hospedagem) socializando a composição de sua autoria sobre Florianópolis, bem como a apresentação musical de Nabiy Cury e Rafael Braga (ex-aluno do curso de organização de eventos) e o encerramento com a cantoria apresentada pela equipe da ETHCI (Aline, Adelmo, Carol, Célia, Danilo, Jaqueline, Patrícia, Pedro, Rosana e Salete) com a música Canção da Terra, de Pedro Munhoz e a Ciranda dos Trabalhadores, com a elaboração coletiva da letra em homenagem ao IV Colóquio Paulo Freire. (Clique aqui para ver os relatos e apresentações culturais)

Parabéns a todos os participantes pela bela noite de diálogo e integração dos participantes, que reavivou a esperança e utopias pela educação em favor da emancipação da classe trabalhadora!

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

Escola de Turismo e Hotelaria - Canto da ilha
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, fundos | Ponta das Canas | CEP 88056-000 | Florianópolis | SC
Fone: (55 48) 3284.8820 | www.escoladostrabalhadores.org.br