ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > #SEVOTARNÃOVOLTA FOI O RECADO NAS RUAS E REDES NESTA QUARTA (13)

#SeVotarNãoVolta foi o recado nas ruas e redes nesta quarta (13)

13/12/2017

Foi dado o recado: quem votar a favor da reforma, não volta em 2018. Ação foi um dos assuntos mais comentados do Twitter

Escrito por: Tatiana Melim e Walber Pinto

A luta dos trabalhadores e trabalhadoras contra o fim da aposentadoria começou cedo nesta quarta-feira (13), dia de mobilização em todo o Brasil contra a aprovação da nova proposta de reforma da Previdência do golpista e ilegítimo Michel Temer (PMDB-SP).

O governo negocia com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para colocar a reforma na pauta de votação na próxima semana antes do recesso parlamentar, apesar de não ter conseguido o número de votos necessários para aprovar a reforma. “A pressão deles é grande. E a nossa será maior ainda”, diz o presidente da CUT, Vagner Freitas, que participou hoje cedo de ato dos metalúrgicos da Volkswagen, na via Anchieta, onde ficou claro que a classe trabalhadora vai lutar contra o desmonte.

“O nosso recado está dado: se botar para votar, o Brasil vai parar!”, disse Vagner, lembrando que hoje a CUT e os movimentos sociais fizeram uma campanha nas redes sociais contra o fim da aposentadoria e, em menos de uma hora, a hashtag “SeVotarNãoVolta” ocupou o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter em todo o Brasil.
 
Por volta das 6h, em São Bernardo do Campo, cinco mil trabalhadores e trabalhadoras da Volkswagen pararam as duas vias locais da Rodovia Anchieta, sentido litoral, e aprovaram, por unanimidade, realizar greve caso a proposta contra o fim da aposentadoria seja colocada em votação. Amanhã, os trabalhadores e as trabalhadoras de outras montadoras estarão nas ruas contra o fim da aposentadoria.

Na capital paulista, às 11h, os trabalhadores e trabalhadoras se concentraram em frente ao prédio do INSS, no viaduto Santa Ifigênia, centro da capital, para dialogar com a população e alertar sobre as consequências da nova proposta de reforma, que exclui milhões de brasileiros e brasileiras da Previdência. Depois saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, alerta que a reforma é injusta e grave para todos os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. Segundo ele, o aumento do desemprego e da informalidade que se agravarão ainda mais por conta da reforma Trabalhista vão impactar ainda mais o mercado de trabalho para os jovens e o sistema previdenciário sofrerá uma perda enorme.

“O desemprego ou o emprego informal, sem carteira assinada, em especial dos jovens, como já  está acontecendo depois da entrada em vigor da famigerada reforma Trabalhista, faz com que o fundo da Previdência não se renove”, diz Vagner, que complementa: “Quando menos trabalhadores entram no mercado formal, menos recursos o governo terá para financiar quem esta se aposentado depois de muitos anos de labuta.”

Vagner se referiu ao modelo de Previdência brasileiro que é de repartição solidária, ou seja, os mais jovens entram no mercado de trabalho formal e suas contribuições ao INSS ajudam a financiar os que estão se aposentado.


“Estamos na rua para defender o que está previsto na Constituição, que é uma Previdência Social pública e para todos, que garanta direitos sociais, sobretudo à população mais pobre”, afirmou Douglas Izzo, presidente da CUT-SP, ressaltando que as atividades fazem parte da Jornada de Lutas das centrais sindicais que, reunidas na última sexta-feira (8), deflagraram estado de greve e definiram uma série de ações nos estados e nas bases eleitorais dos deputados.

E na cidade mais rica do país, o cenário não é diferente, tem muita miséria nos bairros mais afastados do centro de São Paulo. A desigualdade entre quem mora no bairro de Jardim Ângela e Jardim Paulista é gritante e muitos morrerão sem conseguir se aposentar.

Segundo o levantamento da Rede Nossa São Paulo, quem mora em uma das regiões mais ricas da cidade, o Jardim Paulista, vive em média 79 anos e 4 meses. Já quem mora no Jardim Ângela, no extremo sul da capital, não chega aos 56 anos. No total, uma diferença de mais de 40% na expectativa de vida.

Para Douglas, “quem mora nas periferias da cidade de São Paulo como Brasilândia, Jardim Ângela e Cidade Tiradentes, a expectativa de vida não chega 65 anos e a maioria não vai conseguir se aposentar se essa reforma for aprovada”.

Em Santa Catarina, o dia também começou cedo. Os trabalhadores e trabalhadoras se concentraram no calçadão da Felipe Schmidt, às 7h30, em frente à agência do INSS, em Florianópolis, para dialogar com a população e denunciar os deputados que pretendem votar pelo fim da aposentadoria.


 
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, também teve ação em solidariedade aos camponeses e as camponesas do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), que entraram no nono dia de greve de fome contra a reforma da Previdência.
 


Em Chapecó, também em Santa Catarina, os militantes ocuparam a frente do INSS. No período da tarde, está previsto um ato, com concentração na Praça Coronel Bertaso.



No Rio Grande do Sul, os trabalhadores e trabalhadoras se concentraram na Assembleia Legislativa para uma coletiva de imprensa, em que foi anunciada a adesão de sete deputados estaduais e 10 trabalhadores do campo e da cidade à greve de fome contra o fim da aposentadoria, assim como já está ocorrendo em outrios cinco estados do país.



Em Belém, também teve ato público em frente à agência do INSS contra a reforma da Previdência. No Pará, os trabalhadores e trabalhadoras também estão em greve de fome e dispostos a dar continuidade à luta em defesa do povo brasileiro.

 

Na capital de Minas Gerais, em Belo Horizonte, as ruas foram tomadas por outdoorrs com os deputados que pretendem votar a favor da reforma da Previdência se a proposta for para a pauta de votação da Câmara. Na capital mineira o recado está dado: #SeVotarNãoVolta
 

Os rurais também estão a postos. Em jornada esta semana, os trabalhadores e trabalhadoras do campo ocuparam a Câmara dos Deputados nesta manhã para pressionar os parlamentares a votarem contra a reforma da Previdência. Ao contrário do que diz a propaganda enganosa do governo do ilegítimo e golpista Michel Temer (PMDB-SP), a nova proposta de reforma praticamente acaba com a aposentadoria dos agricultores familiares e assalariados rurais.

Acesse o Na Pressão e pressione os deputados
O dia de luta continua no período da tarde e nas redes sociais. Os trabalhadores e trabalhadoras que não puderam ir às ruas, pode utilizar o site Na Pressão, ferramenta criada pela CUT para pressionar os parlamentares contra as propostas de retirada de direitos da classe trabalhadora, e enviar mensagens aos deputados exigindo que eles votem contra o fim da aposentadoria.
 
É possível contatar os parlamentares por e-mail, mensagens, telefone ou redes sociais. Pelo link "Ativar Ultra Pressão", o envio de e-mail a todos os parlamentares indecisos ou a favor da reforma é feito de uma só vez. Entre no site, pressione os deputados e mande o recado: quem votar a favor da reforma da Previdência não volta em 2018! #SeVotarNãoVolta

Em Goiás, os trabalhadores da Agricultura Familiar da Fetraf somaram-se aos movimentos sociais nesta quarta contra a reforma da Previdência, na cidade de Goiânia, em apoio a Greve de Fome dos trabalhadores do campo e cidade que já estão no 9º dia, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

 

 

 

 

 

Em São Luís, o ato contra o fim da aposentadoria começou às 9h, na praça João Lisboa, e depois percorreu várias ruas do centro da cidade conversando com a população sobre os riscos de se aprovar a “reforma” da Previdência. Na manhã desta quinta, 14, os manifestantes recepcionarão deputados com apitaço no Aeroporto Marechal Cunha Machado.

No Rio de Janeiro, o ato contra o fim da aposentadoria foi organizado pela CUT-RJ e Frente Brasil Popular. Houve planfletagem e migrone aberto, na Central do Brasil, por volta das 16h.

Saiba mais:
Se for aprovada, reforma de Temer acaba com aposentadoria por tempo de contribuição e diminui valor do benefício
Milhões de pessoas não conseguirão se aposentar, se reforma for aprovada. Mas, aposentadoria milionária de Temer não será mexida?
Governo golpista quer acabar com aposentadoria dos professores
Temer acaba com a aposentadoria do assalariado rural
Governo Temer mente sobre aposentadoria dos agricultores familiares
Temer ataca até as viúvas: com reforma, elas receberão menos
Texto final da Reforma da Previdência pode ser ainda pior

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
logo 18 anos ETHCI

Escola de Turismo e Hotelaria - Canto da ilha
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, fundos | Ponta das Canas | CEP 88056-000 | Florianópolis | SC
Fone: (55 48) 3284.8820 | www.escoladostrabalhadores.org.br