ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DIVULGA NOTA SOBRE ATENTADO CONTRA ACAMPAMENTO FREI HENRI

Comissão de Direitos Humanos divulga nota sobre atentado contra acampamento Frei Henri

21/08/2017

Grupos armados fizeram disparos em direção a 120 famílias que vivem no acampamento

Escrito por: Fátima Gonçalves, CUT Pará

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará divulgou, neste final de semana, uma nota oficial manifestando preocupação com o clima de tensão que toma conta do Acampamento do MST “Frei Henri”, localizado em Curionópolis, no Sudeste paraense, a 630 quilômetros de Belém. No local vivem cerca de 120 famílias com 200 crianças.

O acampamento vem sofrendo constantes atentados por parte de um grupo armado ligado a produtores rurais que ocuparam a sede fazenda “Fazendinha” no último sábado (19). A área está sob forte tensão e há ameaça de expulsão dos trabalhadores rurais. Desde 2014, os trabalhadores rurais conseguiram decisão judicial favorável, pois se trata de terra pública, portanto, passível ser destinada à reforma agrária. O prazo final dado pela Justiça foi no dia 15 de agosto e, desde então, as ameaças e atentados recrudesceram e os fazendeiros que ocupam parte do terreno se recusam a sair do local.

Na nota, o presidente da comissão, Carlos Bordalo alerta as autoridades de que medidas urgentes devem ser tomadas para evitar uma nova chacina. Leia a nota na íntegra:

“Desde a manhã deste sábado, 19 de agosto, um grupo armado ligado a produtores rurais ocupou a sede da fazenda "Fazendinha", no município de Curionópolis. A área está sob forte tensão e há ameaça de expulsão dos trabalhadores rurais do acampamento Frei Henri, localizado às margens da PA 155, e que aguarda a homologação de assentamento pelo INCRA.

Segundo decisão da Justiça Federal, o imóvel é de propriedade do Incra, que aguardava desde a última quinta feira, dia 17, que o mesmo fosse desocupado.

Alerto aos responsáveis pela Segurança Pública do Estado e da União, em especial a Polícia Federal, para que mobilizem todos os esforços de pacificação deste iminente conflito para que o Estado não seja marcado por mais uma tragédia, a exemplo do que ocorreu em Pau D’Arco e em Eldorado dos Carajás.