ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ACORDO NA FORD DO ABC PREVÊ CANCELAMENTO DE DEMISSÕES E PDV

Acordo na Ford do ABC prevê cancelamento de demissões e PDV

19/08/2017

Trabalhadores aprovam acordo em assembleia na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Escrito por: SMABC

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (18), os trabalhadores na Ford que tiveram a demissão anunciada no último dia 10, aprovaram a proposta apresentada pela montadora após quatro dias de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Pelo acordo, retornarão à fábrica 80 do total de 364 metalúrgicos demitidos. Ao restante dos trabalhadores será oferecido um PDV (Programa de Demissão Voluntária) que pagará o valor referente a 83% do salário por ano trabalhado, com acréscimo de R$ 30 mil àqueles metalúrgicos que têm até 10 anos de fábrica. Aos trabalhadores que possuem restrição médica, o valor pago será referente a 140% do salário por ano trabalhado, mais R$ 7,5 mil.

Como os trabalhadores tinham estabilidade até janeiro de 2018, garantida pelo acordo coletivo firmado em 2016, àqueles que não aderirem ao PDV a montadora pagará o valor de cinco salários referentes a esse período. “Foi um processo muito difícil e o resultado que não atende a tudo, mas entendemos que foi o possível de construir. Com muito esforço conseguimos o retorno dos 80 trabalhadores. A empresa foi irredutível, alegando que haverá mais um corte no volume de produção em setembro”, avaliou o coordenador do Comitê Sindical na Ford, José Quixabeira de Anchieta.