ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > CUT-RS VAI REALIZAR CARAVANAS REGIONAIS NO INTERIOR DO ESTADO

CUT-RS vai realizar Caravanas Regionais no interior do estado

22/08/2017

Objetivo é fortalecer os sindicatos e ampliar a resistência ao golpe

Escrito por: CUT RS

A CUT-RS realizará uma série de Caravanas Regionais em diversas cidades gaúchas para fortalecer os sindicatos e projetar a resistência para o próximo período, diante do desmonte dos direitos trabalhistas e sociais em consequência das reformas neoliberais do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). Serão promovidas oito caravanas e a primeira acontecerá no próximo sábado (26), abrangendo a região metropolitana de Porto Alegre.

“O objetivo é reunir os sindicatos filiados à CUT da região para conhecermos melhor a realidade local e os dados regionais sobre economia e emprego”, disse o secretário-geral adjunto da CUT-RS, Amarildo Cenci. “Com esse diagnóstico, vamos debater saídas organizativas para o movimento sindical e social diante do golpe e da ofensiva neoliberal”, enfatizou.

A abertura de cada plenária sempre contará com a presença de um diretor da Executiva da CUT-RS e boa parte da programação será destinada para a socialização de informações jurídicas acerca da Reforma Trabalhista, que entra em vigor no dia 11 de novembro.

“Queremos qualificar os nossos dirigentes sindicais sobre esse tema, pois isso impacta diretamente na base das categorias dos trabalhadores”, ressaltou Amarildo. Segundo ele, se houver interesse, o debate poderá ser estendido na regional.

Ele defende que é fundamental os sindicatos pensarem a resistência de maneira unificada. “É o momento de discutir alternativas que nos fortaleçam como representantes dos trabalhadores e nos coloquem numa situação melhor na sociedade”, observou.

Além disso, as caravanas serão um espaço para construir uma campanha para “revogar o entulho neoliberal e estabelecer uma empreitada de esclarecimento à sociedade sobre como os parlamentares gaúchos estão se posicionamento e votando nos projetos que atacam os nossos direitos”, finalizou Amarildo.

Região Metropolitana

No próximo sábado (26), às 9h, acontece a caravana da Região Metropolitana, no auditório do Sindipolo (Rua Júlio de Castilhos, 596 – 8º andar), no centro de Porto Alegre.

A programação será composta pela abertura; estratégias apontadas pelo Coletivo Jurídico Nacional e Estadual da CUT frente à Reforma Trabalhista; campanha de valorização das organizações sindicais e reorganização do movimento sindical da CUT na região.

Calendário

Região Metropolitana: 26 de agosto, às 9h, na sede do Sindipolo (Rua Júlio de Castilhos, 596 – 8º andar, centro de Porto Alegre);

Região Noroeste e Missões: 12 de setembro, às 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Santo Ângelo (Rua Marechal Floriano, 2353);

Região Taquari e Jacuí: 13 de setembro, às 9h, na sede do Sindicato da Alimentação de Lajeado (Avenida Benjamin Constant, 1606, Bairro Florestal);

Região Centro: 14 de setembro, às 9h, na sede do Sindicato da Alimentação de Santa Maria (Rua Francisco Mariano Rocha, 182)

Região Sul e Litoral Sul: 22 de setembro, local a definir;

Região Vale dos Sinos e Paranhana: data e local a definir;

Região Planalto: data e local a definir;

Região Serra: data e local a definir.