ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > EM PERNAMBUCO, CUT ABRE CONGRESSO COM MOVIMENTOS POPULARES

Em Pernambuco, CUT abre congresso com movimentos populares

21/07/2017

Encontro extraordinário começou nesta quinta (20)

Escrito por: CUT-PE - Monyse Ravena

O Congresso Estadual Extraordinário da CUT Pernambuco iniciou na noite da quinta-feira (20), no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em Caruaru. O primeiro dia do Congresso marcou também o aniversário de 34 anos da CUT PE.

Clebson Santos, representante da Frente Brasil Popular e membro da Direção Nacional do MST frisou a importância para o MST de recepcionar o Congresso, “para nós é motivo de muito orgulho receber vocês na nossa casa, que está à disposição da classe trabalhadora e da construção do projeto popular”, concluiu.

Heleno Araújo, presidente da Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) afirmou que o movimento sindical brasileiro está sendo muito cobrado para derrubar o governo ilegítimo de Michel Temer, apontou também a necessidade de formação política na base de todos os sindicatos.

Aristides Santos, presidente da Contag, afirma que “o momento que estamos passando não é fácil, a cada dia estamos sendo desafiados a fazer muito mais do que já fizemos”. Marília Arraes, vereadora do PT em Recife, afirmou que a  CUT tem tido um papel fundamental nessa conjuntura “nesse momento em que vivemos um golpe, por onde a gente anda em Pernambuco as pessoas sabem quem são os golpistas e isso também é mérito da CUT.”, apontou.

Tereza Leitão, Deputada Estadual pelo PT, lembrou que a CUT completa 34 anos no ano que se completa o centenário da Revolução Russa e o bicentenário da Revolução Pernambucana, “ esse não é um Congresso qualquer, é cheia de simbolismo e significados, precisa nos armar para compreender essa conjuntura que nos sufoca mais e nos desafia a compreender o cenário e atuar sobre eles”, completou.

Bruno Ribeiro, presidente do PT, apontou que “em muitos momentos críticos da história o que acontece com as lideranças é um exemplo do que acontece com seu povo, desde o golpe isso acontece no Brasil com a destituição de Dilma da presidência, estão destituindo os trabalhadores de seus direitos e agora, estão condenando Lula. Nós não estamos defendendo só Lula, estamos defendendo nosso país e nosso futuro”.

Graça Costa, secretaria de Relações de Trabalho da CUT Nacional, destaca que uma das armas mais importantes nessa conjuntura é fazer formação política para o povo enfrentar a luta de classes.  Para Carlos Veras, presidente da CUT PE, o Congresso tem um valor simbólico muito grande porque é o primeiro com a participação efetiva dos movimentos populares, “ esse Congresso reconstrói a aliança da CUT com os movimentos populares, nesse contexto em que precisamos construir cada vez mais a unidade da classe trabalhadora.”. Veras também anunciou a construção da segunda Caravana Popular pela Democracia em Pernambuco, nos meses de agosto e setembro.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
logo 18 anos ETHCI

Escola de Turismo e Hotelaria - Canto da ilha
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, fundos | Ponta das Canas | CEP 88056-000 | Florianópolis | SC
Fone: (55 48) 3284.8820 | www.escoladostrabalhadores.org.br